• Home
  • |
  • Sobre
  • |
  • Beleza
  • |
  • Dicas
  • |
  • Maternidade
  • |
  • Resenhas
  • |
  • Contato
  • 16 dezembro 2016

    A importância da Leitura na Primeira Infância

    Olá meus amores tudo bem???



    O nosso assunto de hoje é de extrema importância, vamos falar de leitura? Quando eu devo começar a ler para meu filho? O que ler para ele? Vamos acompanhar aqui comigo..

    A Leitura é de extrema importância para todos nós, mais para  isso precisamos ter o hábito de ler, e nada melhor do que começar a ler ou ouvir a leitura, dentro da barriga da nossa mamãe certo??
    É super indicado por todos os especialistas que conheço, que as mamães leiam para seus bebes desde dentro do útero, pois o bebe começa a desenvolver sentidos, sentir as palavras e criar o raciocínio. Depois que o bebe nasce, é muito importante continuar a ler pra ele, além dele conhecer a voz da mamãe dele, vai ajuda-lo muito em todo seu desenvolvimento e o gosto pela leitura futuramente também.

    Conversei com uma pessoa muito especial a Carol Rodrigues, ela tem uma FanPage chamada Coruja Garatuja e o Blog, onde ela escreve historinhas maravilhosas para crianças, e ela vai falar um pouco sobre isso, vamos ler??

    Fale um pouco de você e do seu trabalho:
    Minhas lembranças da infância estão sempre recheadas de muita imaginação o lúdico sempre me fascinou, conforme fui crescendo percebi que de certa forma isso não saiu de mim e a maternidade me trouxe a oportunidade de registrar e poder ensinar algo para meu filho e a todas as crianças que lerem de maneira simples e lúdica.

    Qual o tipo de historia você indica para a primeira infância?
    Primeiro temos que proporcionar a criança livros que elas possam manusear e se familiarizar, hoje já têm livros pano, plástico que é legal para a hora do banho por exemplo. Livros com mais ilustrações chama atenção da criança. Sobre tema para historia não existe regra exata, cada criança tem seus gostos, vale muito a pena começar leva-los desde novinhos para uma livraria, além de ser um grande estimulo.

    Como você teve essa ideia?
    A maternidade me transformou e me trouxe muitas coisas incríveis e dentre elas minha vontade de escrever voltou, mas agora com uma consciência mais forte, então sempre escrevo pensando no que posso ensinar para meu filho. A ideia do blog veio logo junto, pensei em compartilhar para que outras mães pudessem ler para seus filhos.

    Que dica você tem para passar, para mamães que os filhos não conseguem parar para ouvir uma história.
    Para uma criança que ainda não formou este hábito, ficar ali parada com um adulto lendo de forma “mecânica” realmente não é uma boa atividade, então cabe ao adulto despertar este interesse na criança, alguns exemplos são: mudar o tom de voz para diferenciar os personagens (com sutileza para não assustar a criança) gesticular, por exemplo: “Então o menino espirrou” faça o espirro! “A menina se despediu de sua amiga” Faça tchau com a sua mão. Convide a criança a observar também as ilustrações, detalhes que foi contado na história ou não. Temos que ter em mente que ler é hábito e todo hábito precisa de consistência, que ler precisa ser prazeroso porque realmente é.

    Você pretende fazer uma extensão e criar um canal para conta histórias?
    Pretendo expandir sim, claro! Mas ainda nada certo sobre.

    Muito legal neh? Tem dica até para a criança que não se prende a leitura (como o Pedro aqui em casa kk). É a leitura e o gosto pela leitura que forma o vocabulário da criança, afinal, nós falamos o que lemos não é mesmo??
    eu sempre amei ler, tenho uma coleção de livros, que ainda vou resenhar pra vocês e quero passar esse hábito para o Pedro. Agora com essa dica dela ficou muito fácil e eu claro, vou colocar em prática.

    Espero que tenham gostado, qualquer dúvida ou pergunta que tenham pra ela, coloca aqui nos comentários, que eu passo pra ela e respondo pra vocês.

    Beijinhos...


    34 comentários:

    1. Adorei! A leitura aqui em casa faz muito sucesso!

      ResponderExcluir
    2. Que bom que gostou, fico muito feliz!!! Aqui em casa eu sou apaixonada, tenho coleção de livors, sempre li muito!! Meu marido não gosta de parar e ler....e com o Pedro ainda nao consegui tbm, mais quero que ele tenha essa hábito, acho muito importante!!

      ResponderExcluir
    3. Muito bom o post!! Acho essencial que as crianças sejam ensinadas a gostar de ler desde pequenas, pois assim vão se tornar adultos que gostam de ler. Como aconteceu comigo. Primeiro minha mãe me contava muitas histórias, quando eu aprendi a ler e pude ler eu mesma as histórias foi uma festa!
      Beijos, chuchu!

      http://vacasmagras.com/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bacana Amanda, tbm penso dessa forma!! Devemos incentivar desde sempre a leitura para criar bons hábitos! Beijao

        Excluir
    4. Eu adoro ler ♥ minha mãe e grande responsável por isso recebi meu primeiro livro bem novinha e ate hoje me lembro dele.... adorei o poste muito educativo....

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que legal Edna, isso mesmo a leitura é muito importante pois influencia na maneira como falamos, escrevemos e até como interpretamos uma leitura... Fico feliz que tenha gostado, beijao.

        Excluir
    5. O seu post é muito útil, toda essa questão da leitura é realmente muito importante, adorei saber mais sobre isso! Algumas coisas não fazia muita ideia da importancia.

      Um beijo e sucesso.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que legal Emanuelly, fico feliz que tenha te ajudado de alguma forma, é minha intenção!! beijao, sucesso pra você tambem linda!

        Excluir
    6. Amei o seu post!! Realmente é muito importante introduzir na criança o hábito de leitura. Eu sempre que posso estou lendo para minha irmã e comprando livros para a mesma. Sou apaixonada por livros filha e neta de professoras que desde pequena me introdúzia a leitura, hoje sou eu juntamente com minha mãe introduzimos na minha irmã!!

      Abraços!!

      blogmiluz.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muitooo bacana saber disso, e mais bacana ainda você ajudar a sua mae a introduzir a leitura na vida e no cotidiano da sua irmã. Na maioria das vezes os irmaos mais velhos nao ajudam nessa parte, isso vai fazer uma grande diferença pra ela, pode ter certeza. Beijao

        Excluir
    7. Acredito que a leitura é o motor de ativação do raciocínio lógico. Ler para uma criança que ainda não compreende nossas palavras pode parecer besteira, mas com toda certeza o cérebro dela já começa a entender a articulação das palavras, os tons, o ritmo, e tudo isso ajuda em seu desenvolvimento. Parabéns essa matéria foi realmente útil.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Isso mesmo Adriana, concordo plenamente com o que disse!! Eles não estão entendendo, porém isso faz grande diferença no desenvolvimento deles. Fico feliz que tenha gostado, beijao

        Excluir
    8. Que post mara, quem tem criança em casa sabe o quão importante é a leitura para o desenvolvimento da criatividade dos pequenos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada Naiara, que bom que gostou!! É super importante, a criatividade deles vai longe....

        Excluir
    9. Caramba, muito bom, não sabia dessa importância, irei ler mais pro meu irmão, acho importante pra ele como vc disse, seu blog é maravilhoso ��

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Laryssa, muito obrigada linda, fico muito feliz de ter ajudado você de alguma forma!! Isso, começa a ler pra ele, vai ajudar muito e ele vendo você ler pra ele vai ser uma grande diferença, pois ele vai te ver como um exemplo....beijao linda!!

        Excluir
    10. Adorei o post, vi algumas noticias que falavam sobre a leitura até mesmo com o bebe no ventre, e imagina na fase de crescimento, eu acredito sim que seja de extrema importância. Gosto muito do seu blog pelos assuntos que aborda. beijos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bacana Dayane, fico feliz que você goste dos conteúdos e que voc~e ja tenha lido sobre isso. É sim, de grande importancia, e a leitura desde o ventre ajuda na conexao entre mae e filho tambem, os bebes quando nascem reconhecem de cara a voz da mamae...acho tao lindooo, beijaoo

        Excluir
    11. Olá, Adrielle!
      Adorei o seu post. ♥ Aqui em casa, desde pequena sempre tive contato com livros de histórias infantis, principalmente de contos de fada da Disney como também de fábulas. De lá para cá, criei um gosto muito grande pela leitura. Infelizmente na correria diária, acabei deixando de ler alguns livros que estão guardados comigo.
      Acho importante ler para uma criança e não deixar ela parar, pois isso é importante para o crescimento do vocabulário.
      Beijos :*

      http://midnight-skies.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Gaby, excelente colocação, o vocabulário da criança vai se formando bem cedo e ela fala o que le, certo?? se ela não le, ela vai falar o que falam, e falamos tao errado neh?? Isso é um fato, então é muito bom deixarmos eles lerem, lermos pra eles pra que ajude nessa parte. Tambem lia muitas fábulas, e hoje por conta da correria ainda faltam vários livros pra eu ler....Beijaoo

        Excluir
    12. Olá! Ainda não sou mãe, porém sempre falo que quero ler para os meus filhos ainda dentro da barriga. Acho que assim eles crescerão com mais vontade de ler e acho muito bonito crianças lendo por conta própria.
      Boa sorte com seu pequeno!
      Beijos :*

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bacana Andréia, é muito bom você ter esse pensamento e esse conhecimento antes de engravidar...Obrigada linda, beijao

        Excluir
    13. Muito legal o post. Eu acompanhei o crescimento de 3 sobrinhas de perto, e sei o quão importante a leitura é, e como se deve incentivar, utilizando livros adequados. Bjo!

      www.pandapixels.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Isso mesmo Daniele, é sempre bom lembrar que existe livros pra cada faixa etária e isso deve ser respeitado pra não atropelar as fases das crianças, Beijo

        Excluir
    14. É realmente muito importante incentivar a leitura! Além de ótimo entretenimento, traz consigo inúmeras vantagens (:

      ResponderExcluir
    15. É extremamente importante incentivar a leitura desde cedo, principalmente porque a criança já vai crescendo com uma imaginação mais trabalhada e com a criatividade sensível. Quando era pequena e precisava escrever redações, sentia muita falta de nunca ter lido um livro, isso me prejudicava na hora de criar uma história. Quanto mais a criança se ligar com novos cenários, novas palavras, mais ela vai se desenvolver ♥

      ResponderExcluir
    16. Adorei o seu post. Acho fundamental criar hábitos de leitura desde cedo, ajuda imenso na aprendizagem e crescimento das crianças. Beijo bom.

      ResponderExcluir
    17. Aqui em casa eu e meu marido adoramos ler e super incentivamos nosso filho a ler também. Sempre que ele quer um livro já compro logo para ele, sem falar nos passeios por livrarias...acho super importante esse incentivo desde pequenino...alias já lia muito para meu baby desde o ventre.

      ResponderExcluir
    18. Que demais esse post! a leitura traz coisas muito boas, desde desenvolver a imaginação, a mente e o raciocinio, certo? estinulo muito o meu irmao desde pequeno, parabens pelo post

      ResponderExcluir
    19. Eu tive e tenho mais contato com livros do que meu irmão, lembro que quando era pequena minha mãe lendo pra mim antes de dormir, pro meu irmão não teve tanto tempo na época, acho que isso pode ter sido por isso que ele não se interessa tanto por ler.
      Menina Psicótica

      ResponderExcluir
    20. Minha mãe nunca foi de ler pra mim, na verdade ninguém nunca foi de ler pra mim, eu sempre SOZINHA me interessava por leitura, colecionava quadrinhos,depois revistas e assim foi fluindo, ler para uma criança e muito importante! nem todas tem essa capacidade de procurar a leitura sozinhas.. beijos

      ResponderExcluir
    21. Que trabalho maravilhoso o dela! Acho tão importante os pais incentivarem os filhos a lerem (ou simplesmente ter contato com livros) desde pequenos... sempre digo que, se eu tiver filhos um dia, vou apresentá-los aos livros antes de qualquer tecnologia :)
      Adorei o post <3

      ResponderExcluir
    22. Lembro que quando era pequenininha meu pai insistia para que eu lesse livro e eu negava até a alma kkk eu gostava muito de tudo aquilo, mas precisava manter a minha postura durona de 'NÃO QUERO LER, É CHATO' e acredito que esse hábito de leitura na minha infância me fez ser quem sou hoje: uma pessoa apaixonada por leitura e por escrita (até tenho um blog).
      Acho muito importante que os pais incentivem a leitura das crianças em todas as idades, não é só um questão estímulo, mas uma bagagem pra vida.
      Post incrível, viu
      Beijos
      https://pyetramelo.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    23. Que legal a oportunidade de compartilhar essa entrevista! Também pretendo escrever para crianças um dia <3
      Se um dia for mãe pretendo incentivar a leitura desde cedo, fui uma criança mais feliz por conta disso. Fora que aprendi a escrever bem melhor.
      Fui conhecer o blog dela e é incrível!

      De cara com a Juh

      ResponderExcluir