• Home
  • |
  • Sobre
  • |
  • Beleza
  • |
  • Dicas
  • |
  • Maternidade
  • |
  • Resenhas
  • |
  • Contato
  • 14 março 2017

    Como Melhorar o SEO do Blog e ser Encontrada nas Pesquisas do Google

    Vamos conversar sobre um assunto muito importante para nós blogueiras, ser encontrada nas pesquisas do Google, e para que isso aconteça não existe uma receita a ser seguida, ou uma mágica, simplesmente temos que aprender a fazer o SEO do Blog corretamente, para que possamos aparecer nas pesquisas.  Se quiser saber como aumentar seu número de visualizações praticando SEO, vem comigo!

    Melhorar o SEO do Blog e ser Encontrada nas Pesquisas do Google


    Hoje em dia sabemos o quanto é importante ser encontrada nas pesquisas do Google e melhor ainda, estar nas primeiras páginas. Porém não existe mágica pra isso, o que podemos fazer é seguir uma série de fatores que nos ajudarão a chegar lá. Colocar um post no ar requer tempo, dedicação, não apenas escrever qualquer coisa e postar. Temos que escolher nossas imagens, a maneira como vamos passar determinado conhecimento e organizar tudo, pra ter coerência.

    1 - Crie um Título Chamativo

    O título geralmente é escrito por último para que possamos analisar vários fatores e criar um título que chame a atenção do leitor, porém que seja coerente com o conteúdo. Vou dar umas dicas para que aprendam a criar o melhor título:

    O título tem que chamar a atenção do leitor, então coloque 1 palavra que faça isso. Procure colocar alguma palavra que indique que uma ação será concretizada com o post, como: "aprender, realizar.."
    Lembrando que a palavra chave que você escolher, tem que ser citada no título e nunca exagere e nem deixe ele muito poluído para que ele seja facilmente encontrado pelo Google, gerando cliques.


    2 - Defina o Conjunto de Palavras-Chave

    As palavras-chave são de extrema importância para o nosso artigo, pois através delas nosso post é rapidamente encontrado pelo senhor Google. Elas podem ser palavras ou frases que resumem o conteúdo todo. O nosso público alvo certamente fará sua pesquisa por determinadas palavras-chave e assim podem facilmente encontrar nosso artigo. 

    3 -  Use as Palavras-Chave no Link da Postagem

    No momento em que estamos escrevendo nosso post, aparece no lado direito uma aba escrita  Configurações de Postagens e é lá que você vai editar o Link e personalizar de acordo com as palavras-chave.
    Melhorar o SEO do Blog e ser Encontrada nas Pesquisas do Google

    4 - Use Imagens na Postagem

    Parece que não, mais as imagens no post ajudam muito. Primeiro porque o post fica muito mais agradável, é bom quando vamos ler um blog e nas postagens tem imagens que traduzem o que é falado no post. Depois ajuda e muito o senhor Google a achar seu post, pois se sua postagem não é encontrada pela escrita, muito provável ser encontrada pala imagem que você usou. Porém deve-se usar as imagens de maneira adequada. Como isso: 
    Não use jamais qualquer imagem, lembre-se dos direitos autorais. Existem vários blogs que disponibilizam pacotes de imagens livres de direitos autorais que nos ajudam muito, eu utilizo várias. No blog Manual da Blogueira Você encontra pacotes de 150 e 200 imagens. 

    Quando a imagem for produzida por você:  Edite sempre as imagens. Existem vários apps que podem te ajudar nessa jornada de edição. Os que uso aqui são: VscoCam, AirBrush (para editar fotos de selfie), e Picsart (para recortes e colocar sua logo na foto).

    Renomeie sempre as Imagens: Sempre quando salvamos uma foto da internet, ou mesmo quando tiramos pelo celular ou pela câmera, ela vem com um nome. Sempre salve a foto editando esse nome, e coloque um nome que defina a imagem e o nome do seu blog também, e renomeie utilizando (-) para separar os nomes.
    Ex: Uma foto de uma base da Natura. Vamos renomear assim: base-natura-bege-maes-vaidosas-blog.

    Defina as Propriedades de Imagem: Esse é um passo muito importante que influencia muito se o seu post será encontrado. Os robots do Google leem as imagens através das propriedades em conjunto com a forma como você renomeou a imagem. Vou te ensinar como fazer isso.


    Melhorar o SEO e ser encontrada nas pesquisas do Google

    Assim que você adiciona uma imagem no post, você clica em cima dela e pode alterar o seu tamanho (também é importante estar com um tamanho bom) e lá no final tem "Propriedades", clicando aparece essa imagem de baixo.

    Melhorar o SEO do Blog e ser Encontrada nas Pesquisas do Google

    Ai encontramos "texto do título" e "texto alternativo". O texto do título não é tão importante, porém é legal colocarmos por ele aparece quando você passa o mouse em cima da foto, ou seja, a imagem fica organizada e o blog fica com uma cara mais séria. Já o texto alternativo é muito importante colocar, pois é isso que os robots vão ver. Ou seja você tem que colocar palavras que identifiquem a imagem para que ela seja encontrada. Continuando o exemplo da base da natura, poderia colocar:"Base da Natura Bege".

    Todas essas dicas não valerão de nada de você não cadastrar seu blog nas pesquisas do Google, isso é muito importante. É muito fácil, apenas entre no link http://blogsearch.google.com/ping e adicione a URL do seu blog, e ai sim, siga todas essas regrinhas que ajudarão muito. Claro, isso não vai acontecer do dia pra noite, como disse antes é um conjunto de regras a serem seguidas para ajudar você a ser encontrada nas pesquisas do Google.

    Espero ter ajudado e qualquer dúvida me deixem aqui nos comentários que respondo pra vocês.


    Nos Siga Também:








    10 comentários:

    1. Boa tarde flor, suas dicas foram muito uteis, já usava algumas delas.
      Realmente SEo é um detalhe que não podemos esquecer!

      Beijos e uma semana repleta de esperança!
      Minhas Inspirações por Sara Menezes

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Isso mesmo Sara, é uma questão muito importante pra nós que queremos crescer nesse mundo da Bloguesfera....fico feliz que tenha te ajudado, beijao

        Excluir
    2. Adorei as dicas...vao me ajudar bastante. Parabéns pelo post...excelente. bju

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Paula, fico super feliz que tenha te ajudado. Obrigada pelo carinho, beijao

        Excluir
    3. Olá, te indiquei para uma Tag :
      http://tempodecrescerblog.com/2017/03/15/tag-como-e-ser-blogueira/
      quero ver sua resposta. Bjokas!!!

      ResponderExcluir
    4. Que legal seu post, nunca ENTENDI muito bem sonbre SEO

      sanfurttado.blogspot.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Que bom, fico feliz!! SEO é muito importante para o crescimento do Blog, sem ele é quase impossível....se tiver dúvidas pode me perguntar...

        Excluir